Simplicidade, para o senso comum, pode remontar em nossa cabeça a ideia de algo menos elaborado, menos rebuscado, porém em muitos casos, esse é o sentido equivocado pela qual deveríamos interpretar. Por exemplo quando se trata de currículos a palavra vai ser entendida como eficiente, com comunicação direta e assertiva, ou seja, um currículo simples pode ser seu maior aliado na conquista da tão desejada vaga de emprego.

Para muitos recrutadores um currículo que vá direto ao ponto com uma linguagem assertiva facilita muito no processo de triagem e seleção de currículos, nesse artigo separamos 5 dicas valiosas onde você aprenderá a montar um currículo que te diferencia nas entrevistas de emprego e te transforma em um candidato ideal para a vaga, um verdadeiro currículo simples e objetivo que irá chamar a atenção e te fazer se destacar no processo seletivo.

Primeira dica: Tenha um currículo otimizado.

Como todo mudo sabe, ou deveria saber (risos), o currículo é um resumo de sua carreira profissional. Então a primeira recomendação para um currículo simples e eficiente, é compactá-lo em uma folha, exercite sua capacidade de sintetização (OBS: Essa habilidade é muito valorizada no mercado de trabalho), pois um currículo extenso dificulta a visualização das qualidades e realizações procuradas por quem está fazendo a análise, os famosos recrutadores de vagas.

Sendo assim, mantenha as informações organizadas de forma clara e objetiva. Deixamos como sugestão não misturar mais de duas fontes, pois isso pode acabar confundindo o avaliador, já que dessa maneira iria quebrar o padrão visual do seu currículo.

#SegueOPadrão: Mantenha o tamanho 12 para o texto, visto que esse é o padrão mais aceito atualmente no mercado de trabalho, se quiser destacar, de maneira opcional, pode manter o tamanho 14 para os subtítulos, podendo também usar esse tamanho para o seu nome, que deve ser atrativo, garantindo que será lembrado.

As experiências profissionais que devem constar são as mais recentes ou aquelas que tem maior valor e significado para a vaga pretendida, ou seja, que demonstram que você já teve experiências na área ou que devido às suas experiências anteriores permitem a você ter a base necessária para executar aquela função.

#DicaExtra: Para muitas vagas demonstrar o potencial de execução das tarefas requeridas pela vaga podem ser tão valiosas quanto à experiência na área, então certifique-se, quando não tem a experiência total requerida pela vaga, demonstrar seu potencial por meio de experiências correlatas à exigida.

Ter um currículo simples e otimizado não significa ter pouca informação, significa ter informações relevantes escritas de uma forma estratégica e coerente, esse tópico será mais explorado nas dicas a seguir.

Segunda dica: Tenha um currículo preenchido de forma profissional.

O preenchimento das informações é de suma importância, pois mostra o tipo de profissional que você é. Muito importante colocar sua idade, mas sempre se certifique, no caso de banco de vagas/currículo, atualizar constantemente a versão publicada nessas plataformas, já que o currículo muitas vezes fica armazenado para quando houver a necessidade de contratação

#NãoSigaaManada. A parte de objetivo profissional é muito importante, então não faça como a maioria que muitas vezes ignoram, ou até mesmo não se preocupam em fazer um objetivo bem elaborado, estamos elaborando um artigo especifico que aborda esse tema, mas de maneira resumida saiba que esse parte do currículo geralmente será uma das primeira visitadas pelos recrutadores, e que irá te ajudar a ser escolhido ou eliminado do processo seletivo.

Sobre a vaga desejada, usar frases prontas e extensas ou uma gama muito ampla de posições pretendidas pode mostrar uma falta de foco e comprometimento com a empresa.Um exemplo comum do que não fazer é: “Auxiliaradministrativo/atendimento/estoque.” Isso vai transparecer falta de objetivo e até mesmo um requinte de desespero.

Escolha apenas uma posição (analise a vaga e veja qual o cargo pretendido), e, se necessário, caso a empresa tenha mais de uma vaga, entregue mais de um currículo, porém personalizado para a respectiva vaga desejada, de acordo com tudo o que falaremos no artigo.

A foto não é necessária, diversas empresas não a solicitam, do mesmo modo que várias cores e fontes poluem o currículo e não o tornam mais atrativo.

Colocar características pessoais também não é recomendado, deixe para mostrar sua proatividade e determinação durante as entrevistas e as dinâmicas.

Na área de experiências profissionais, seja sucinto, 3 a 4 linhas no máximo por experiência, mais uma vez, o diferencial que apontamos é colocar não somente o que se executava na antiga empresa, mas também quais foram suas contribuições/resultados para a empresa. Um projeto concluído, uma meta atingida, uma premiação ou algo que marcou sua passagem por lá de forma positiva e significativa.

Terceira dica: Tenha um currículo personalizado para a vaga.

O maior erro na hora de procurar um emprego é sair distribuindo o mesmo currículo em diversas empresas e para diversas vagas, o famoso currículo em massa. Tenha em mente a seguinte frase: “O currículo não deve ser panfletado, deve ser entregue estrategicamente”. Sendo assim se planeje e se prepare, cada vaga deve ter um currículo direcionado e focado para ela.

Se você quer ter um currículo simples que chame a atenção da empresa, é necessário colocar informações personalizadas para a posição escolhida. Pesquise sobre a empresa e sobre a vaga que pretende aplicar, busque trazer informações condizentes com as funções que realizará. Se a vaga é para Segurança, de nada adiantará o conhecimento em culinária, por exemplo.

Do mesmo modo, se for fazer uma entrevista em uma empresa que preza por ações sociais, porque não colocar as ações sociais que você já participou em seu currículo? Neste ponto, se você tem cursos em diferentes áreas, preencha no seu currículo somente aqueles que sejam relevantes para a posição que você está se candidatando, para não fazer parte do bloco dos currículos excluídos, a vaga é única, seu currículo também deve ser.

Caso não tenha realizados muitos cursos, existem diversos sites gratuitos que trazem cursos com certificado que podem te diferenciar da concorrência, use a internet a seu favor. Além de mostrar que você está sempre atualizado e se renovando no mercado de trabalho, mostrará seu grau de comprometimento consigo mesmo na busca de melhores resultados pessoais e profissionais.

Quarta dica: Tenha um currículo simples e verdadeiro.

O currículo é um documento, seja honesto, caso você seja chamado para a entrevista, uma checagem será feita para verificar se as informações no seu currículo são realmente verdadeiras. Ocorre muitas vezes com a questão do idioma, se você tem um outro idioma como o Inglês, por exemplo, não minta sobre o seu nível, é mais importante mostrar que mesmo com uma qualificação um pouco inferior aos demais concorrentes, você possui vontade e determinação para aprender e se qualificar ainda mais para a vaga.

Sobre esse assunto dedicamos um artigo inteiro e você pode conferir aqui: Mentira e Currículo: Um casal que não dá match!.

Além disso, a entrevista é um momento de nervosismo e provavelmente todos os pontos do seu currículo serão abordados. Futuramente termos alguns posts sobre esse assunto para te ajudar na preparação para uma entrevista de emprego.

Durante a entrevista ter que falar sobre determinado ponto que não é verdadeiro não te ajudará a manter a calma e poderá te deixar desconfortável, por isso a recomendação é novamente que todas as informações em seu currículo representem de fato suas capacidades e realizações profissionais.

Mostrar nervosismo em excesso e respostas evasivas pode contar como ponto negativo no momento de decisão do entrevistador e se ele perceber que as informações no seu currículo são falsas, logo ele irá pensar em reavaliar sua contratação, já que sendo desonesto mesmo antes de entrar para a empresa provavelmente te desqualificará para a vaga instantaneamente.

Quinta dica: Tenha um currículo focado.

Sei que parece óbvia essa quinta dica, mas ela se refere a execução de todas as quartas dicas anteriores, aprender as dicas e não aplicar se torna um desperdício, então a execução se torna uma dica por si só, aplique todo o conhecimento que foi compartilhado com você aqui.

Sendo assim se atente e coloque em prática todas as dicas anteriores, seja simples em sua formatação, objetivo em seu preenchimento, que deve ser estrategicamente personalizado para cada uma das empresas que desejar enviar o currículo e mantenha a veracidade de suas informações. O currículo ideal é aquele que é otimizado, bem preenchido, personalizado e verdadeiro.

Ao realizar cada uma das dicas anteriores, você será capaz de montar um currículo ideal para se diferenciar no mercado de trabalho e, lembre-se, mesmo que o currículo seja a primeira fonte de informações entre você e sua vaga, ele por si só não garante sua contratação, é um dos primeiros passos em qualquer processo seletivo sério hoje em dia.

O modo de se portar na entrega do currículo ou na entrevista, o que você demonstra com sua vestimenta, postura, conhecimento da empresa e outras variáveis podem te diferenciar dos concorrentes. Todos assuntos que estaremos abordando em nosso blog. Um bom currículo te abrirá portas, mas não te fará entrar nelas sozinho, por isso estamos preparando vários materiais que irão te auxiliar e instruir nesse processo.

Conclusão

Conforme comentamos simplicidade não é sinônimo de ausência de elaboração, mas sim de clareza, conseguir elaborar um currículo de fácil compreensão e objetividade, por si só, já é uma característica valiosa para se destacar meio à inúmeros outros currículos. As dicas desse post têm por objetivo te ajudar a esclarecer o que é necessário para ter um currículo simples e eficiente que irá te deixar um passo mais próximo da vaga desejada.

Nós da currículos que vendem temos o propósito de orientar todas as pessoas rumo ao sonho do emprego ideal, pois acreditamos que o indivíduo no correto local de trabalho, que tenha congruência com seus valores será muito mais feliz e pleno, trazendo contigo muito mais produtividade e, assim, tornando nossa sociedade melhor.

E é assim que pretendemos contribuir com nosso país, nos acompanhe nesse blog, temos conteúdos muito enriquecedores pra você. Deixe um comentário solicitando um tema específico, críticas e sugestões também são bem-vindos, estamos esperando seus comentários.

Share This