Participar de uma entrevista para um novo emprego pode ser estressante e você precisa saber como lidar com o estresse durante o processo. Você precisa relaxar, respirar fundo e se preparar para responder às perguntas que o entrevistador tem para você.

Mas,  e se você estiver em uma entrevista de emprego, e as perguntas forem diferentes das que usualmente são feitas, pois alguns entrevistadores utilizam perguntas engraçadas ou diferentes para tentar fugir do clichê e pegar o candidato de surpresa, para que ele possa observar a reação e avaliar o candidato a partir dessas situações fora do padrão.

Entretanto, isso não deve ser motivo de preocupação, pois não existe uma fórmula mágica para identificar quais serão as perguntas realizadas pelo entrevistador, mas existem alguns modelos de respostas que podem ser usadas de exemplo e também explorar oportunidades em uma entrevista de emprego, também existem alguns erros e respostas, que em nenhum tipo de pergunta, devem ser respondida. Vamos citar algumas a seguir:

  • Jamais fale mal da sua antiga equipe, do antigo chefe ou da antiga empresa;
  • Responda a verdade mantendo a coerência em suas respostas;
  • Detalhes de sua vida pessoal;
  • Religiosidade e política (Não pelos temas em si, mas sim pela polaridade que isso pode gerar).

Hoje a nossa proposta nesse artigo é preparar você para uma entrevista de emprego com uma série de perguntas variadas, para que você consiga responder com calma, tendo em mente tudo que você precisa responder. Em um outro post de nosso blog também falamos sobre perguntas frequentes em entrevistas e você pode checar em: Como responder as perguntas frequentes nas entrevistas de emprego?

Quais são os tipos de perguntas realizadas em uma entrevista?

Não podemos considerar a entrevista uma forma de arte ou de uma ciência, mesmo que muitas pessoas dizem que é uma arte devido à sutileza que é necessário para conseguir informações necessárias para aprovar, ou reprovar, um candidato, ou como ciência visto os métodos e ferramentas utilizadas no processo. Podemos considerar uma entrevista como uma forma de comunicação que foi desenvolvida para melhorar o relacionamento entre o trabalhador e a empresa.

Não podemos considerar que 100% das entrevistas sejam perfeitas, pois também existem falhas, algumas que não são boas e outras que são perfeitas, tudo depende do momento de ambas as partes. Quando falamos em entrevista, existem aproximadamente 7 tipos principais de perguntas que são realizadas durante a entrevista, que são:

Perguntas de verificação

É o momento em que o entrevistador pergunta sobre suas conquistas no âmbito profissional ou algum tipo de lição que você tenha obtido ao longo da sua experiência que seria relevante para que você contasse a ele naquele momento. Essas perguntas são para que o entrevistador consiga avaliar todo o histórico /background do entrevistado. Uma boa abordagem para questões como seria contar sobre uma promoção (como você conseguiu e os resultados que gerou para ter essa oportunidade) ou um incentivo que recebeu pelo trabalho concluído.

Perguntas de verificação da qualificação do candidato

Nesse momento o entrevistador está interessado em conhecer suas qualificações, podem surgir perguntas como: Quanto tempo você trabalhou na empresa x, e quais os cargos você ocupou. Conte o que realmente está descrito em sua carteira de trabalho e conte todos os passos relevantes ao longo da sua jornada, as habilidades que você desenvolveu no período e os resultados gerados no período, lembre-se que o importante é sempre atrelar uma tarefa, qualificação e/ou atribuição à um feito ou realização positiva na empresa.

Perguntas comportamentais

O entrevistador estará questionando alguma atividade que pode estar descrita em currículo, que normalmente tem relação com que ele está procurando para a vaga em questão. Outro objetivo muito importante dessas perguntas é o de entender a personalidade do candidato e habilidades interpessoais para avaliar se estão congruentes com a cultura e valores da empresa, além de ajudar a entender se de fato você já teve experiências que comprovam que você conseguirá lidar com os requerimentos da função e os desafios da nova vaga.

Perguntas que envolvem raciocínio lógico e agilidade

Nesse momento o entrevistador está interessado em descobrir como você reage a perguntas que necessitam de raciocínio lógico, principalmente se a vaga for relacionada à tecnologia, engenharia e afins. Imagine a seguinte pergunta: Nesse prédio, qual o gasto médio de copos plásticos de café? Você não tem embasamento nenhum para responder, mas você precisa criar seu método para responder, onde o mais interessante é o desenvolvimento do raciocínio e não a resposta em si.

Perguntas sobre competências

Já nesse ponto o entrevistador está procurando quais são suas habilidades que se destacam, caso tenha recebido um feedback positivo é uma boa oportunidade de lembrar os pontos comentados. O objetivo aqui então é confirmar suas competências e verificar se as mesmas tem coerências com a competências necessárias para a vaga em questão. Nessas perguntas, geralmente, utilizam-se situações para que você responda o que faria ou como resolveria o caso apresentado.

Perguntas de opinião

O objetivo do entrevistador é entender como seria seu comportamento em uma determinada situação, como por exemplo: O que você faria se acontecesse uma determinada situação? Ou ela pode pedir para que você destaque seus pontos positivos e negativos. É uma pergunta comportamental, porém com objetivo de entender seu posicionamento sobre algum tema e também verificar o pensamento crítico do candidato.

Perguntas engraçadas/inusitadas

Este é o momento da entrevista que pode ser o mais descontraído, que ela te pergunta algo fora do comum, onde respostas engraçadas para entrevistas de emprego são muito bem-vindas. Aqui o principal objetivo é verificar como o candidato “pensa fora da caixa” e se é um profissional versátil. Até porque, com o advento da internet os candidatos conseguem se preparar bem para as perguntas tradicionais, então essas perguntas funcionam como uma quebra de padrão.

Consegui uma entrevista, o que devo fazer?

Essa é uma dúvida muito comum, principalmente para os profissionais que estão fora do mercado, as perguntas realizadas deixam todo mundo nervoso, mas fique tranquilo, que podemos te ajudar como fornecer boas respostas, para que você possa explorar e adaptar em seus processos seletivos e nas entrevistas de emprego. Confira algumas perguntas a seguir:

1. Porque você acha que precisamos contratá-lo?

Este é o seu momento, onde você precisa mostrar realmente o seu potencial e o seu valor como profissional, podem até ter respostas engraçadas para entrevistas de emprego, mas procure mostrar quem é você como profissional. Compartilhe com o recrutador quais são os benefícios que a empresa em questão terá ao te levar para o time e, como o seu desempenho pode gerar novos negócios ou valores para a empresa. É interessante que nesse momento você consiga juntar as suas qualidades profissionais com as características da empresa.

2. O que você pensa do seu chefe anterior/atual (em caso de estar atuando em outra empresa)?

Independente da resposta escolhida, jamais fale mal, tanto do seu chefe, da sua equipe e nem da empresa! Sempre cite as características boas do seu chefe, mesmo que a experiência com ele não tenha sido positiva, responda como ele te ajudou a crescer como profissional, como ele te ajudou durante a sua trajetória profissional e os aprendizados do período.

3. Pode falar um pouco sobre você?

Em uma entrevista de emprego, quando questionado a falar sobre você, não é o momento de realizar a leitura do seu currículo, o importante é que você relate as últimas experiências e as principais realizações que você alcançou durante sua trajetória. Destacar as palavras-chaves que você identifica como mais relevantes para a vaga, ou seja, suas habilidades, competências e aptidões que irá atestar que você é o candidato ideal para a vaga.

4. Como você ficou sabendo da vaga?

Esse é um momento interessante da entrevista, pois você tem a oportunidade de demonstrar entusiasmo pela oportunidade, você pode responder que foi indicado por um amigo, que encontrou através do Linkedin ou que encontrou através de um site de vagas. Importante que você demonstre que está muito entusiasmado com a oportunidade e o que chamou a atenção no anúncio da vaga, vale mencionar também sua pesquisa sobre a empresa e como você acredita que se encaixará bem na cultura e processos da empresa.

5. Por que você quer este trabalho?

Respostas prontas para entrevistas de emprego não são aplicáveis para esse caso, você precisa demonstrar entusiasmo com a oportunidade e identificar os fatores determinantes para a sua escolha da vaga e mostre que suas habilidades e competência se encaixam aos requisitos da vaga e como seus valores estão congruentes com o da empresa escolhida.

6. Quais são seus pontos fracos?

Este é um momento delicado, onde o entrevistador quer a verdade, e você precisa falar a verdade, o interessante ao mencionar um ponto fraco é como você reconheceu esse ponto e o que está fazendo, atualmente, para mitigá-lo. Uma resposta viável seria que você tem problemas para falar em público, mas tem trabalhado constantemente para acabar com isso, colocando-se a frente de projetos e explicando os resultados para equipe. Sobre esse assunto temos um artigo em nosso blog que explica: Como se destacar na entrevistas respondendo sobre pontos fracos e pontos fortes, lá você encontrar um material detalhado para explorar essa pergunta.

7. Fale sobre um desafio que você já enfrentou no trabalho e como lidou com isso.

Importante que a história contada seja verídica e também que ela tenha criado resultados positivos para empresa (Valorizando alguma habilidade, ferramenta ou competência que você usou para conseguir tal resultado), conte a história de forma que demonstre sua atuação no problema ou no desafio e como ele terminou.

8. Qual é o emprego dos seus sonhos?

Você não precisa dizer que aquela é a vaga dos sonhos para ele, porém você pode falar sobre suas ambições e como estão em linha com aquela vaga em questão, fazer uma associação de como aquela vaga irá por exemplo talvez ser um passo inicial pra o emprego dos sonhos, dentro desta mesma empresa.

9.Por que você está deixando seu emprego atual?

Em uma entrevista de emprego, perguntas e respostas deste tipo são as mais difíceis de responder, a melhor dica que podemos te dar é jamais falar mal da sua antiga empresa, do seu chefe ou da sua equipe. Uma resposta inteligente está relacionada até mesmo com a pergunta 08, que você almeja vagas e experiências mais próximas do seu emprego dos sonhos e que o emprego atual não está alinhado com a progressão profissional e experiências que você precisa adquirir até alcançar seu objetivo final como profissional.

10. Por que você foi demitido?

Seja sincero, a área de recrutamento e seleção é muito especializada e unida, dessa forma mentir poderá resultar em sua desclassificação da concorrência da vaga. Já falamos sobre isso em nosso artigo focado em evitar mentiras no processo seletivo. Não é necessário dar detalhes, mas informe qual foi a experiência que teve e todos os pontos positivos que está carregando daquela experiência e talvez fornecer um feedback sobre o aprendizado do processo demissional para sua vida profissional.

Conclusão

Esse artigo faz parte de uma série de blog posts que faremos sobre como se preparar para entrevistas. Desse modo, procuramos elencar alguns tipos de perguntas em entrevistas para que você possa se preparas aos diferentes cenários de questões e também separamos 10 perguntas feitas em entrevistas e como se preparar para respondê-las, o intuito não foi dar “respostas prontas” e sim uma lógica para conseguir formular retornos positivos para o recrutador.

Nós da Forja e da Currículos que vendem esperamos que esse conteúdo tenha contribuído na sua busca por emprego, caso esse conteúdo venha a ser positivo para alguém que você conheça compartilhe e ajude-o assim como esse artigo te ajudou.

Share This